segunda-feira, 16 de maio de 2011

NASÇA HÁ DEZ MIL ANOS: RESPEITE!



Cada situação nos ensina uma lição. Aprende-se muito com as dificuldades, com as gentilezas, com os amores... Todas essas aprendizagens vão se tornando leis e, assim, formando o seu caráter. E todos nós juntos, uns com ótimos caráteres e outros nem tanto, formamos a nossa sociedade.

Mas será que teríamos que vivenciar todas as experiências possíveis e inimagináveis para errar, aprender e ter uma boa conduta a ponto de viver numa sociedade sem tantas tiranias? Fiquei preocupado, mesmo. Seria humanamente IMPOSSÍVEL.

E, depois de tanto pensar nisso, percebi que uma – por enquanto uma – regra esta presente em todos os ensinamentos, e já consegui ver uma luz no fim do túnel: respeito.

Não é tão simples quanto parece. Mas é mais fácil que viver dez mil anos como fez o velhinho sentado na calçada com uma cuia de esmola e uma viola na mão. E isso me tranquiliza.

Respeito é mais do que ‘bom dia’ e ‘obrigado’. É mais do que se segurar para não xingar alguém. Esses gestos primários são como ir à pré-escola para quem quer se formar em Harvard. Eu tapo meus olhos e finjo que todo mundo faz.

Mas o que eu gostaria mesmo era ver as pessoas olharem do ângulo do próximo. Eu vou dar um exemplo claro para o que estou dizendo:
Eu não tiro o direito dos homossexuais serem felizes como quiserem (quem sou eu pra fazer isso). Mas, não menos importante, é o direito que as pessoas têm de terem um tempo pra entender isso. E esse dia vai demorar a chegar enquanto houver tanto afrontamento (vindo das duas partes), desde piadinhas até paradas gays. Já deixou de ser uma luta por direito. Virou uma guerra. É um tentando extinguir o outro, sendo que o ideal sempre é o equilíbrio.

Respeite mais os seus pais quando chegam cansados, sua mulher que está de TPM, seu filho que ainda não viveu metade das suas experiências, seu professor que exerce a profissão mais importante do mundo e ganha uma miséria... Até mesmo o rapaz que esta no carro de trás, com pressa, atrasado para uma reunião importante. Quem ganha com isso é você.

Eu estou longe conseguir praticar exatamente tudo que escrevi acima. Mas escrever isso é firmar um compromisso com vocês. E eu não vou desrespeitá-los.

Um comentário:

  1. Adorei!
    Na verdade me encantam respeito e humildade.
    Respeito e admiro pessoas capazes se se colocar como espelho do interlocutor para ve-se naquela situação, e então decidir ...
    São pessoas raras, acreditam que o ser humano pode evoluir em cada situação e tentam colaborar.
    Eu acredito que pessoas assim podem tornar o mundo melhor, basta que sejam seguidas....
    Isso pode ser daqui a dez mil anos, mas se muitos tentarem...pode ser agora.

    ResponderExcluir